Joilson Gouveia
Disse uma itinerante visitante que havia avanço no tal “plano”. Avanço, onde, como, quando, de que ou de quem?
Ela precisa LER outros webjornais, para VER o AVANÇO: 75 mortos só em 17 dias de julho e 20 do plano - Há exatos quinze anos, AL dera um passo importante para a cidadania plena, demonstrando que o POVO EXERCE O PODER, basta querer, mas, se esqueceu doutros passos seguintes, PAROU NO TEMPO, tornando ao passado que ela mesma havia rompido... Hoje, esquecido, mudo e quieto, que pena! Multidão nas ruas? Só em defesa de frivolidades ou mais e mais drogas!
Dona MIKI chame o Mickey mouse, o Pateta e a Mynie, para solucionar o CAOS alagoano. Nenhum PLANO se sustenta sem uma estratégia de UMA POLÍTICA FIRME E BEM DEFINIDA DE SEGURANÇA PÚBLICA NACIONAL.
Digo mais, além de pífio, inerme e inóxio este PLANO é desprovido de estratégias em níveis federal, estadual e local – E não estou aqui “torcendo” ou integro ao “grupelho dos quanto pior melhor” ou com FÉ ou descrédito. É preciso ser REALISTA.
Urge combater, enfrentar e eliminar aos fatores exógenos da violência galopante, desenfreada e recrudescente que reflete em AL, sem descurar dos fatores endógenos do crime, que recrudescem mais aqui que noutras plagas.
Segurança de “vinhetinhas na TV” NÃO RESOLVE a questão, só “engorda” o bolso dos marqueteiros e deixa a população à mercê dos principais “gestores” da VIOLÊNCIA cruel, nefasta e MORTAL: tráfico de drogas; traficantes e usuários; e, sobretudo, a leniente “LEI” antidrogas, que mais protege que pune aos seus usuários e traficantes, e o impróprio, inadequado e NOCIVO ECA, que, em vinte e um anos de vigência não disse a que veio, uma vez que quase não RECUPEROU nenhum “de menor” INFRATOR, além da quase secular, senil – mas não tão débil - e octogenária “matriarca da violência”: IMPUNIDADE, que é irmã gêmea da outra nociva, nefasta e cruel IMUNIDADE e, também, irmãs da maléfica, perniciosa, satânica e odiosa CORRUPÇÃO, que floreia, viceja e devora Erários e Tesouros nacional, estadual e municipal há mais de quatro lustros. Urge cabo deste trio: C.I.I.
O Plano está invertido, estrategicamente falando, a despeito do título BRASIL mais seguro: Alagoas. O foco está errado. Em termos de SEGURANÇA, há de se partir do geral para o local e nunca o inverso. O BRASIL NÃO ESTÁ SEGURO e AL muito menos ainda! Não, sobretudo, enquanto nossas imensas fronteiras terrestres, infinito espaço aéreo e gigantesco litoral estiverem desguarnecidos, desprotegidos e ostensivamente vulneráveis aos mesmos, comuns e de sempre, tenazes, recalcitrantes e inescrupulosos traficantes de armas, drogas e entorpecentes e contrabandistas de todos os gêneros, mormente da tolerada pirataria, que o brasileiro acha natural, comum e inofensiva. CHEGA!
Chega mesmo, e já bastam de medidas inócuas, paliativos, lenitivos, compressas, unguentos e bálsamos para cuidar de fraturas expostas dos ossos e esqueletos dos PODERES públicos e dos CIDADÃOS-vítimas desta Nação!
Leiam em nosso Blog sobre o “SUSP – Sistema Único de Segurança Pública; Insegurança Pública, até quando; Brevíssimas anotações sobre a INEFICIÊNCIA e INEFICÁCIA de nosso Sistema Criminal”, dentre outros.
Aviso aos navegantes: “NAVEGAR É PRECISO”. SABER é preciso. Saber é muito mais preciso.
Maceió, 17 de julho de 2012.
Concordo com o posicionamento do autor, porque vejamos: quando agente estuda História da Humanidade por uma visão crítica, percebemos claramente que na história geral das civilizações antigas, medievais, modernas e contemporâneas, aquelas que obtiveram os maiores avanços políticos, sociais, econômicos e culturais em fim, foram aqueleas que se fundamentaram na EDUCAÇÃO como prioridade para a formação dos seus povos e sociedades em fim. Povo Esclarecido = Estado Desenvolvido.
ResponderExcluirPois Bem. Se colocou muito bem o autor, quando lembrou do passado 17 de julho, onde movimentos sociais unidos, de fato exerceram o poder que emana do povo, e exigiu por força de sua vontade, o fim de um governo, e o inicio de outro, ainda que da mesma origem (...)
É PRECISO ENTENDER QUE O POVO É O PATRÃO. SOMOS NÓS QUEM PAGAMOS PARA MANTER O ESTADO E O GOVERNO FUNCIONANDO. É PRECISO ENTENDER QUE PRESIDENTE, GOVERNADOR, DEPUTADO E JUIZ SÃO AGENTES PÚBLICOS - FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS A SERVIÇO DO POVO, PORQUE TODA ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO PAÍS, DOS ESTADOS E DOS MUNICÍPIOS, QUEM FINANCIA (QUEM PAGA) É O POVO, ATRAVÉS DOS IMPOSTOS ETC.
E se assim é, e é assim mesmo, pelo menos em tese o povo bota para trabalhar através do voto (executivo e legislativo), e pode tirar quando bem entender, quando estes funcionários e\ou agentes públicos, não tiverem correspondendo com a qualidade da suas gestões e \ou prestações de serviços (...)
Trazendo para a Temática Atual, o plano nacional de segurança pública, NÃO vem correspondendo em proporção aos objetivos divulgados, porque os tráfico de drogas, os crimes em geral e as pessoas continuam concorrendo e morrendo da mesma forma e com a mesma intensidade, dos meses passados (em conformidade com o que vem sendo noticiado na mídia) . A periferia por exemplo, continua do mesmo geito. Isto posto porque, a METODOLOGIA utilizada não foi desde o seu início e não está sendo no momento a mais apropriada para a problemática do CRIME PROPRIAMENTE DITO EM NOSSO ESTADO.
Em uma postagem passada eu citei algumas sujestões para a problemática da segurança pública em alagoas, ouvindo muitos soldados, cabos, sargentos e subtenentes da PM, que na minha opinião são os homens que fazem o combate direto a criminalidade, além de alguns oficiais subalternos e intermediários que tiram serviço de supervisores de OPMs. Além das idéias anteriores do próprio autor do texto, em uma postagem anterior, onde defendeu que o Tráfico de Drogas deve primeiramente ser combatido dia a e noite nas fronteiras, envolvendo diretamente as forças armadas e a policia federal, com o apoio das policiais dos Estados nos acessos as áreas críticas e no dia a dia das comunidades vulneráveis, alem de um investimento intenso, diário e continuado, governo a governo (PARECE UM SONHO NÉ GENTE), mas é só assim : na educação, na saúde, no emprego e renda, na reforma agrária, na redistribuição de renda, e em fim> União, Estados e Municípios a serviço do povo como tem que ser , por um trabalho contínuo, rumo ao progresso, onde todas as nossas crianças e adolescentes com prioridade, fossem ocupados diariamente com escola de boa qualidade e com curriculos formativos profissionalizantes e atividades de esporte, lazer e cultura geral, e a população adulta inserida no mercado de trabalho, NÃO POR UM BOLSA FAMÍLIA DA VIDA, mas sim participando diariamente da mão de obra produtiva do comercio, da industria, da agricultura e dos setores produtivos diversos da economia, sempre com o financiamento do governo, para que eles conseguissem sustentar suas famílias por meios próprios e dignos, e sempre aprendendo uma atividade profissional nas atividades de pesca, de comercio, agrículas, industrial, artezanal e em todos os outros campos de atividade produtiva, inclusive valorizando a participação e a experiência dos idosos , das mulheres e dos portadores de necessidades diversas etc.. ( ...)
MATÉRIA INACABADA
Prof. James Tôrres
Chegou à vítima 87, antes de 24:00 de 17JUL2012.
ResponderExcluirSão OITENTA E SETE VÍTIMAS EM MENOS DE 18 DIAS, e ainda querem falar em AVANÇO DE PLANO,
Paciência!
E olhem mais aqui transcrito o que saiu hoje num grande matutino local in gazetaweb.com, a saber:
ResponderExcluirAL é o estado mais violento para jovens, diz MSConstatação é do ‘Mapa da Violência 2012’ que alerta para os índices da capital alagoana
No levantamento sobre homicídios de adolescentes e jovens a pesquisa ainda aponta que o índice de criminalidade em Alagoas, que atinge a faixa etária de 0 a 19 anos, era de 10,1 mortes em 2000; fato que representou um crescimento de 244,6% na última década.
No geral, segundo o relatório, o número de homicídios contra jovens entre 2000 e 2010 representa 176.043 de todas as mortes e a situação se agravou na última década, quando foram mortos mais de 84 mil jovens. Entre 1980 e 2010, as taxas cresceram 346%.
Com 13 mortes para cada 100 mil habitantes, o Brasil é o quarto País entre as 92 nações do mundo monitoradas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), superado por El Salvador, Venezuela e Trinidade e Tobago.
O Estado mais violento para os jovens, segundo o relatório, é Alagoas, com 34,8 mil homicídios para cada 100 mil crianças e adolescentes. O mais seguro é o Piauí, com 3,6 casos registrados para cada 100 mil.
Entre as capitais, Maceió e Vitória apresentam taxas elevadas: 79,8 e 76,8 assassinatos por 100 mil crianças e adolescentes, quase seis vezes acima da média nacional.
O relatório foi divulgado pela comemoração dos 22 anos de vigência do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), completados na última sexta-feira (14), em parceria da Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (Flacso) e do Centro Brasileiro de Estudos Latino-americanos (Cebel).
Aos 19 dias do mês de julho, somam-se 92 homicídios e HUM MIL, CENTO E TRÊS(1103) SERES HUMANOS CEIFADOS DE SUAS VIDAS!
ResponderExcluirAlagoas mantém-se no topo como o lugar mais violento da América Latina!
Continuam brincando de ORDEM e SEGURANÇA PÚBLICAS.
Aos 22 dias do fluente mês e corrente ano, somam-se 95 e HUM MIL CENTO E SEIS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA LETAL.
ResponderExcluirAlagoas mantém-se no topo, o "PLANO avança" e a verdade MORRE!
Tem-se mais de QUATRO MORTES/Dia.
Aos 23 dias do mês de julho de 2012, somam-se CENTO E NOVE QUE PERFAZ HUM MIL CENTO E VINTE VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA LETAL.
ResponderExcluirAlagoas mantem-se no ápice, o "plano avança"(?) e a verdade morre e d emorte MATADA.
São 4,75 mortes/dia, até agora às 21:07 horas.
Aos 24 dias do mês de julho de 2012, somam-se CENTO E QUINZE mortos, QUE PERFAZ HUM MIL CENTO E VINTE SEIS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA LETAL.
ResponderExcluirAlagoas mantem-se no ápice, o "plano avança"(?) e a verdade morre e de morte MATADA.
São 4,791 mortes/dia, até agora às 23:57 horas.
Extrato do Facebook
Aos 25 dias do mês de julho de 2012, somam-se CENTO E VINTE E DOIS mortos, QUE PERFAZ HUM MIL CENTO E TRINTA E TRÊS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA LETAL.
ResponderExcluirAlagoas é o ápice, o "plano avança"(?) e a verdade morre e de morte MATADA.
São 4,88 mortes/dia, até agora às 22:57 horas.
Fonte: webjornais de AL.
Hoje, decorridos trinta dias do PLANO, até ÀS 23:59 de ontem 26JUL, tivemos CENTO E VINTE E CINCO mortos, totalizando HUM MIL, CENTO E TRINTA E SEIS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA LETAL, o que mantém ALAGOAS no alto pódio, o "AVANÇO"(?) e o ASSASSINATO DA VERDADE. São 4,807 mortes/dia.
ResponderExcluirFonte: webjornais de AL.