segunda-feira, 22 de junho de 2026

SONHOS...

Me Pareces Agora Tão Quieto,

Como Se Aguda Dor Teu Peito Inflama...

Tua Voz Se Cala, Por Ninguém Chama...

Alheio, Sofres De Um Sofrer Secreto...

 

Tremes Se De Ti Chega-Se Mais Perto ...

Em Teus Olhos Já Morreu A Viva Chama...

Mas Silente Teu Ser Inerte Clama,

E N'Alma O Denso Frio Do Deserto...

 

"Indaguei Por que Andas Tão Triste E Aflito...!?

Definhas Nesse Silêncio Infinito,

Preso De Um Pesar Imenso E Profundo..."

 

" Vago Nos Sonhos Da Imensidade,

Sonhando Com A Plena Liberdade,

Que Arrancada Foi Deste Pobre Mundo..."

 

Maceió, 29.07.2025

jrsf

 

SONHEMOS TODOS JUNTOS!

 

Como que podes não editares mais uma de suas brilhantes odes; como podes?

  • Eis, pois, o que disseram sobre o "sonho que se sonha só é só um sonho, mas sonho que se sonha junto é realidade" , inda mais quando o sonho é liberdade!

Ela, a liberdade, maior sonho da humanidade; nos campos e cidades…

Cá, em nossas plagas, tem sido temeridade;

Ou calamidade ousar nela pensar: intentam amordaçar ao que nela falar!

Pensar? Querem imolar ou calar ao sujeito que pensar ou sonhar - embora seja “um sonho que todos sonhamos juntos”: realidade; segundo precursores poetas ou autores e pensadores anteriores!

Editemos este, e tantos outros mais odes, poemas, poesias, versos, cânticos e canções…

Espraiemos aos quatro-cantos ou rincões dessa - ainda nossa - nação antes que insanos togados tiranos majorem ou piorem odiosa dominação!

Mestre, não percamos mais nenhum instante ou segundo, antes do abismo profundo ou moribundo que assola quase todo o mundo!

Enfim, instando vossa anuência a todos deste darei ciência, pois, em meu modesto blog, sobre à tirania de malsinadas togadas ou excelências e todas suas excrescências!

Abr

JG* 

Ó MÃE...


Olhos Em Lágrimas, Aquele Pobre
Filho, Olha Para a Mãe e Diz: O Que Faço...!?
Não Tenho Presente, Só o Meu Abraço...!
É O Que Tanto Quero...Não Se Cobre...!

Ó Mãe! És O Que Existe De Mais Nobre...
Teu Amor É O Nosso Mais Forte Laço...!
Ah...! Volto A Ser Criança Em Teu Regaço...!
E Que Esse Teu Aconchego Me Recobre...

Que Veja Eu Passar o Tempo E Sonhar...
Em Que Esperanças Se Tornem Emersas,
E As Tempestades Lá Se Vão Dispersas...

Mais Uma Vez Teu Canto De Ninar,
Nas Alegrias Ou Nas Minhas Dores ,
Colo E Seio De Infinitos Amores...

João Ramalho

GRATIFICAÇÃO OU PREMIAÇÃO
No dia dedicado ao amor eterno,
Outro não há que não o materno!
Fui premiado ou gratificado senão laureado com dois poemas às mães dedicados!

Os quais, me foram enviados por um poeta afamado, que sempre teve seu nome ocultado, pois, nos trazia patronímico abreviado!

Desta feita, nos surpreendeu, com ambos firmados e não mais ocultados:
Pasmemo-nos: ambos estão assinados ou identificados;
no lugar da abreviatura há, pois, quase sua assinatura!

No lugar das quatros letras JRSF: signo dado em cada ode, sonetos, cartapácio e calhamaço; agora quebrou o *galho* e,
enfim, grafou João *Ramalho*!

O “S” e o “F” deixou-os *fora do baralho* , ou do cenário!
Mestre João; agora espero a coroação (de seus *feitos* ):
edição e publicação ou divulgação de toda sua obra ou poemas, de João!
Aceites um abração!
JG*

Tive que resumir, num apertada síntese, às brilhantes obras e dupla homenagem à maternidade celeste e à terrestre; ou às mães espiritual e material: ambas abençoadas e femininas ou divinas dádivas do Criador, que nos ensina: nem toda ela é mãe; mas toda mãe é mulher e feminina, e ser mãe é sua sina divina!
Abr
JG*


NOSSA SENHORA

Ó Nossa Mãe Senhora Aparecida,
Excelsa E Mais Pulcra Virgem Santíssima,
Sobre Nós Vossa Graça Mais Dulcíssima.
Olhai Vossos Filhos Compadecida...

Cuidai Desta Terra Tão Sofrida...
Abençoai- A Ó Rainha Sereníssima...
Em Seus Céus Sede A Luz Plenissima,
Que De Vosso Amor Sempre Enriquecida...

Mas Intercedei Ao Filho Divino,
Na Claridade Do Nosso Destino,
Nos Caminhos Da Paz E Da Harmonia...

Aumentai A Fé Que Acolhe E Nos Irmana,
Guiai - Nos Numa Vida Mais Humana,
Sendo Cristo Nossa Grande Porfia...

João Ramalho

Tive que resumir, numa apertada síntese, às brilhantes obras e dupla homenagem à maternidade celeste e à terrestre; ou às mães espiritual e material: ambas abençoadas e femininas ou divinas dádivas do Criador, que nos ensina: nem toda ela é mãe; mas toda mãe é mulher e feminina, e ser mãe é sua sina divina!

Abr
JG*

Palavras do mestre:

Meu Caro Joilson: É claro que li várias vezes a tua generosa crítica

aos meus dois sonetos postadas no domingo último, Dia das Mães. Apenas um adendo. Eles não são inéditos. Foram reprisados, eis que os escrevi anos atrás.

Certa vez disse que o amigo, quando escreve, parece estar brincando com as letras. E o fazes, sempre com o melhor esmero da tua "escrivaninha mental", de onde brota a profusão de conhecimentos, tanto na área de humanidades, quanto no campo jurídico. E quando se oportuniza, enveredas com maestria na arte da poesia. E qual apurado crítico literário, em admirável síntese, extrai a sua essência, e, com rara acuidade perceptiva, torna -se verdadeiro artesão, um refinado ourives, no lapidar das palavras, dando-lhes um novo ritmo, sonoridade e expressividade estética.

Então, agora, se vê que o agraciado ou premiado fui eu, com a singular repaginação que destes aos meus poemas.

Daí, apenas dizer da minha gratidão ao querido amigo, pela fidalguia das tuas atenções.

Um grande abraço.

jrsf

RÉPLICAS AO MESTRE

Mestre, mestre, mestre… quisera eu *brincar* com o nosso vernáculo ou vocabulário de nosso léxico e riquíssimo idioma, que tão maviosamente destrinchas, brincas, dissecas e delineias ou semeias, premiando-me, seu pupilo Gouveia!

Permitas-me: se antigas ou obras de outrora - sua firma e seu signo nelas, estão grafadas sem abreviaturas - o que houve e o que o fez mudar, e abreviar às atuais?

Mais: há quantas delas, ainda desconhecidas de todos nós e de nós todos?
Centenas? Milhares?

Qual a causa ou quais motivos e/ou razões de as ocultares e ainda não as editares ou as publicares?

Deves ter um grandioso, gracioso, formoso ou incomensurável cartapácio ou calhamaço dos alfarrábios (no valioso e filosófico sentido do termo) - escritos de outrora ou quão antigos quanto e tanto os são, do mestre amigo!

Vamos desengavetar e editar a todos, os de outrora, os atuais e os de agora em diante; ouça o rogo desse seu pupilo desde infante e tanto quanto antes!

Abr

JG*

O inolvidável mestre Pontes (Francisco Cavalcante P. de Miranda), na década de 1920; já nos alertara sobre a juriscracia, Juristocracia ou politização judicial e judicialização da política.
Aliás, nesse sentido, já dissera o francês Guinot: “quando a política adentra aos tribunais a justiça se ausenta por uma de suas portas - ou janelas”.

P.S.: “ASC sempre fora um “ardoroso admirador de Pontes”!
Abr
JG*

SONETO PARA JOLIE


Já Fugindo De Um Destino Cruel,
 Fria Noite Chuvosa, Na Calçada,
Lá Estavas Faminta E Abandonada...
Tão Triste E Meigo O Teu Olhar Cor De Mel...

Alma Comovida Te Deu Um Farnel.
Ficas Em Casa Quase Desmaiada...
Não Sabias Então O Quanto Amada
Serias. E Agora, Amiga Fiel...

Foste Peregrina Em Todas As Praças..
De Porte E Beleza Senão A Mais Bela.
Sem Pedigree, A Mais Forte Das Raças...

Brilharias Em Qualquer Passarela.
De Altivez Terias Todas As Taças...
E Teu Retrato A Maior Aquarela...!

Maceió, 15 de Novembro de 2016
*Hoje pela manhã, a nossa médica veterinária esteve aqui em casa, e libertou a minha Jolie para a grande viagem aos seus espaços...
😭

Uma CONDOÍDA DESPEDIDA!

Adotada, das calçadas e plagas, então abandonada e esfomeada, comovidas almas-do-céu deram-lhe guarida e farnel encantadas com seus olhos de mel!
Por mais de dois lustros teve um teto, afeto, carinho e abrigo fiel, da família do nobre coronel!
Embora sem raça, e perdida na praça, tinha leveza, beleza e graça.
Ainda que não captada ou registrada e pintada numa aquarela; aqui restou muito bem retratada, Jolie, sua bela cadela, grafada numa poesia das mais belas!
Hoje, a desfilar noutras passarelas, a viajar noutro plano estelar!
E o brilhante mestre, registra seu pesar com maestria, numa emocionada poesia!
Forte amplexo!
Abr
JG*

Sem palavras, Meu Querido Amigo Joilson..
Apenas GRATIDÃO pelo teu poema.
Ela partiu sob o meu abraço, beijos e lágrimas...

Triste e lamentável despedida, mas não chore à perda, exalte-se por tê-la tido e convivido enlaçados em mútuo afeto fiel!
Vejo-a alada(no perfil)a voar noutros rincões e consolando seus corações!
Uma linda cadela que merece mesmo uma aquarela posto que bela!

Há três meses, a médica sugeriu a eutanásia. Eu tinha tanto amor pela minha cadela, que, durante esses meses, deixei de dormir no meu quarto, para ficar na rede, com ela ao meu lado no colchonete. E tanto amor tinha, que protelei ao máximo esse procedimento. Hoje, após novos exames, a médica falou que era um quadro terminal e sem recursos terapêuticos... Não podíamos deixar que ela sofresse mais..

Mestre, decerto é ela, Jolie, em seu perfil - de fato, mui bela como descrita em sua linda poesia, que merece uma aquarela- bem por isso, insto o envio desta ou doutra foto dela, para tentar pô-la onde queria vê-la, numa tela: aquarela! ‎<Mensagem editada>

Joilson...! A crítica que você fez sobre meu soneto sobre a Jolie, na verdade uma releitura em forma de um poema, deixou a minha família extasiada com a sua interpretação...
Mais uma vez, meus cumprimentos e gratidão...
👍👏👏👏👏👏👏👏👏

Mui grato, mestre!
Apenas gostaria de tentar reproduzir numa tela ou aquarela essa sua saudosa e bela cadela; por favor, envies-me uma foto dela! ‎<Mensagem editada>
Olhar triste (já debilitada) antevendo cruel despedida de quem sabia que sua vida se esvaía!

O INQUISIDOR


Na Sala Fria, Réus E O Inquisidor...
Culpados Ou Não, Um Único Processo ...
Julga-Se Divino No Seu Universo,
Investiga E Acusa, Mas Julgador...

É Frio E Cruel, Tão Ameaçador...
O Seu Olhar É Penetrante E Perverso...
Temido, Poderoso, Controverso...
Das Leis O Supremo Violador...

Mas Tanto Poder E Cega Ambição
Deram -Lhe O Caminho Da Perdição;
Eis Que De Honra Sua Alma Nunca Soube...

Assim Do Tirânico E Insano Intento,
Veio  A Sofrer O Seu Eterno Tormento,
Pagando Todo O Mal Com Que Aqui Se Houve...

Maceió, fevereiro de 2026
Jrsf

INQUISIDOR ALGOZ E TORTURADOR ATROZ!

E não só INQUISIDOR, é-o muito mais que “julgador”: um VIOLADOR!
Um vil vilão que desdenha do legal PROCESSO!
Avilta, espezinha e olvida à maior lei: frente-e-verso ou anverso e reverso!
Julga-se O GRANDE - rei do universo!
De “julgador” nada tem; é-o ímpio TORTURADOR!
Amordaçar, enclausurar ou multar é-lhe um SUCESSO!
De um juiz, só sua vestal toga - porém, embora se ache PODEROSO; é venal nem vale um vintém!
Pensa ser UM SER SUPREMO, nem nota nem se toca, não passa de (ser) ASQUEROSO E IGNOMINIOSO!
É violento vilão ao EXTREMO!
Tem preço, mas nenhum VALOR!
Antes, advogara e defendera MAFIOSOS - daí recrudesceu o TEMOR,
E até ficou FAMOSO, ao prender hacker CURIOSO, que deixara um certo VICE FURIOSO, que ascendeu ao lugar do finado FAMOSO!
Esse carrasco careca IMPIEDOSO nada tem de VALOROSO!
Sua ascensão foi um favor, premiação pela apreensão de fotos íntimas, de alguém a quem Temer temia, tinha alta estima: queria bem!

Mestre, esse INUMANO TIRANO INSANO NÃO TEM ALMA NEM SOFRIMENTO: PSICOPATAS NÃO TÊM SENTIMENTOS!
Daí ser ímpio cruel, vingativo e VINGADOR!
Nada há de um JULGADOR!
É um imprestável, inútil ou INERME!
É excremento pior que um VERME!
De resto, ao menos, inspirou ao mestre, numa prova inconteste, és mesmo sensacional ou fenomenal e admirável esgrimes uma ode, poemas, rimas e versos até ao ser MAIS EXECRÁVEL INTOLERÁVEL E INSUPORTÁVEL QUE HÁ NO UNIVERSO!
Aceites e recebas mais um amplexo!
JG*

Meu Querido Amigo, Joilson...! Dei apenas o "mote" ...E Você faz uma magnífica, erudita, realística e crítica prosa poética, sobre essa figura mais degradante, aviltante e infamante da nossa vida pública.
Meus parabéns...👍✍️👏👏👏👏🤝

Mote? Ode excepcional, sensacional e fenomenal: uma obra primordial e inspiradora, daí tentei reproduzir uma simples paródia!
Abr
JG*

 

CINZAS DO CARNAVAL

A Noite Foge... Está Raiando O Dia...
E Vem A Quarta De Cinzas Escuras,
Que Nos Lembra O Pó Das Escrituras,
O Fim Da Festa, Tristeza Ou Alegria ...

Caem Máscaras... Perde-Se A Fantasia...
Deixam-Se Amores, Ódios E Juras...
E Todas Essas Tão Pobres Criaturas,
Veem Na Chama Do Alto Nova Magia...

Agora Será Tempo De Reflexão...
Por Cristo A Visão De Um Outro Mundo..
Mistérios Da Fé... Uma Nova Conversão...

Vive -Se O Espírito Cristão Mais Profundo...
Faz-Se  Com  Deus A Divina Comunhão,
E Semeia-Se O Amor Mais Fecundo...

Maceió, 18 de fevereiro de 2026
jrsf

DIVINA ORAÇÃO, DO MESTRE JOÃO
És um mestre de elevada cultura, que esgrimes com desenvoltura, os momentos da conjuntura, sem descurar das Sagradas Escrituras!

Retratas com exímia primazia, do prelúdio ao ocaso, dos momentos ingentes do festejo popular, findo: tristes ou contentes; chorando ou rindo!
Noite vira dia, num clarão que desfaz máscaras e fantasias, ocultas nas sombras noturnas de criaturas - suas dores, iras, sonhos e juras!
Oh! Coitadas! Pobres criaturas!
Voltam à realidade: verdade, nua e crua ou dura!
-risos, danças, bebidas e canções- das cinzas à claridade: eis que nos despertas às reflexões (meditação e silêncio profundo: criativo e fecundo ou divina oração!)
Nos clamando à conversão e à comunhão, maviosa ode: essa divina oração!
A noite fugidia cedeu à luz do novo dia, reluz a brilhante esperança numa euforia, num novo dia! Que alegria! Que eufonia!
Maviosa ode, harmoniosa melodia!
Enfim, só o amor do Cristo é a solução: nossa salvação!
Parabéns, mestre João!
Grato! Mui grato!
Efusiva e marcial saudação e, com sua permissão, um abração!
JG*

Caríssimo Joilson, revendo e meditando sobre as mensagens do querido amigo, no trato dos meus toscos poemas, já não me causa espécie a grandiloquente  lhaneza de tua crítica, apenas cuido-me em não me envaidecer, diante da beleza da análise literária que fazes, a um tempo, não somente da estrutura técnica, mas sobretudo, de uma leitura humana, em que a riqueza do teu lexico, no encanto das palavras,
penetra no mundo de nossas vivências, emoções, sentimentos e subjetividade. É como se estivéssemos num diálogo de almas, quando de Ti dimana e transcende a cristalina, sensível e lúcida inteligência, num doce ensinamento, mesmo um olhar acolhedor, estendendo-me a mão, numa ardorosa exortação e ânimo à superação e transposição dos estreitos limites a que me impus.
E por tudo, meu Caríssimo Amigo, só me resta, mais uma vez, e sempre, dizer-Te da minha eterna GRATIDÃO.
Um grande abraço...!

CARNAVAIS


Carnavais! Retratos De Nossas Vidas...
Pierrôs, Arlequins e Colombinas...
Sua História Um Pouco De Tantas Sinas...
Em Seus Corações, Chorosas Feridas...

Lembranças Ficaram... Nunca Esquecidas...
Fugaz Paixão... Brilhos De Purpurinas...
Emoções Vividas, As Mais Ferinas;
E Que O peito Esmaga... Não Esmaecidas...

Assim  Alegres E Tristes Atores,
Lágrimas Ou Risos Das Suas Dores,
Cantam O Sofrer Dos Seus Tristes Ais...

E Se A Vida Já É Um Grande Palco,
Todos Põem Sua Máscara De Talco...
Vive -se Então Seus Próprios Carnavais...

Maceió, fevereiro de 2026
jrsf

Caramba! Excelente!
E numa palavra: sensacional!
Mestre, és mesmo o maioral!

Defines mui bem quase senão todos os carnavais!
Doutros lugares ou cantos e encantos que tais, e da terra-dos-marechais!

Nessa, ainda fervente, saída na hora e agora, tal um cachorro-quente!
Deixa-nos a todos alegres e contentes: divertimento a todas as gentes!
Resta claro, é evidente!
És um poeta brilhante e ingente!
Forte abraço
JG*

Exatamente! E foi mesma na hora que disse-lhe que desde 1991 não mais brincava carnaval!
O
🐐 é bão!🤣😬

Kkkkkkkkkk
Tá brincando...!!?
Você é quem é o verdadeiro jovem Mestre....!
O craque das letras...!
Um abraço grande...!

sexta-feira, 17 de abril de 2026

HÁ DIAS INVÁLIDOS, INÚTEIS E IMPRESTÁVEIS OU DEBALDE E VÃO.

Joilson Gouveia*

Esse daí não é aquele que, cinicamente, confessara ter furtado um processo (sobre a instituição financeira governamental CEF) da vara em que tramitava, e que jamais fora aprovado em concursos públicos, para magistratura de SP?

Ou seria o algoz censor de sites e revistas Cruzoé e O Antagonista: “o amigo do amigo do meu pai”; que fez do país inteiro mera, pífia, simples ou reles instalação ou dependência interna ou interior -interna corporis- de um mero órgão de um nababesco e soberbo poder republicano (judiciário) que “não vale nada, o que vale é a relação entre as pessoas” ou ainda -também, no dizer do🐸barbudo: ”uma suprema corte totalmente acovardada”- ao instaurar ex-officio o inquérito-do-fim-mundo, conforme Marco Aurélio ex-min STF- o odioso, odiado e anômalo ou abominável senão malsinado, pérfido e famigerado longevo, interminável ou infinito inquérito-das-fakes-news?

  • O “regimento interno manda concluir em até 60 dias”, e foi aberto em 2019; é sério isso? 
  • Há descumprimento?

Desde quando há LEI atribuindo, outorgando ou definindo poderes persecutórios ou investigatórios ao éssitêéfi; ou o seu Dias transformou-o em DGPF-delegacia geral da pêfê?

  • É uma pêfê que, segundo🦕, é toda do 🦑 (“toda ela”);
  • Decerto que, caindo um vilão; subirão mais dois outros: “bessias” e pacheCUzão! Ou não?😡
  • Nada mudará nem melhorará com os togados sancionados ditando regras.

Sendo o mesmo, pois, nada há de notável nem notório (em conhecimento, ciência ou saber jurídico; claro) mas, evidente, óbvia, clara e notadamente, não deixa de ser um típico e autêntico finório, patife, pilantra, vigarista e pérfido ou pusilânime como os demais cúmplices petralhistas: quanto mais crimes mais qualificados nos seus quadros partidários - leia-se: ORCRIM🟰Partido dos Traf1cantes. Ou do terror (de terror1stas) e das trevas!

Simples sugestão ao símio decrépito de epíteto decano, para evitar os efeitos da temida Magnitsky é muito simples, é tão somente, somente, apenas, só e bastante:

1.observar; obedecer; seguir; respeitar, cumprir e fazer cumprir às normas, regras, premissas, princípios e, sobretudo, às Garantias e Direitos Individuais contidos no Art.5º e seguintes da CF88 -cláusulas-pétreas;

2.observar, obedecer, respeitar, seguir, cumprir e fazer cumprir ou exigir aos limites das leis substantiva e adjetiva, quanto ao IMPEDIMENTO e SUSPEIÇÃO condicionantes ao julgamento livre, independente, imparcial, impessoal, isento, desinteressado, justo, probo e ilibado;

3.jamais olvidar, desdenhar nem espezinhar ou descumprir ao DUE PROCESS OF LAW, contraditório e garantias da ampla defesa com todos meios e recursos que se lhes são inerentes, notadamente aos Direitos Humanos Universais, violados pela vilania de vilões ativistas judiciais escarlates travestidos de juízes togados;

4.um juiz não é membro de nenhuma polícia judiciária para abrir, instaurar e investigar EX-OFFICIO ou via inquérito-sem-objeto, objetivos ou fins infinitos ou intermináveis -um JUIZ diz o direito (juris dicere);

5.Ah! E somente se expressa, manifesta e fala ou diz nos AUTOS; fora destes é incidir em crimes de responsabilidade.

6.É tirania abjeta, absurda, abstrusa, abusiva e arbitrária PRENDER PARA INVESTIGAR - é crime de abuso de autoridade e TORTURA por CLAUSURA cercear a liberdade de qualquer sujeito, indivíduo, gente, pessoa ou ser humano sem o devido Flagrante Delito ou “sem Ordem Escrita e Fundamentada da Autoridade Judiciária Competente, cujo foro lhe compete; no juízo a quo (juiz singular, natural ou comum) ou no ad quem (tribunais) -na suprema corte totalmente acovardada- tornada delegacia de polícia de plantão do xerife do Dias, prende-se, processa-se, julga-se e condena-se SEM FORO PRIVILEGIADO OU PRERROGATIVAS até simples ambulantes, sorveteiros e pipoqueiras, transeuntes de verde e amarelo ou com Bíblias e bandeiras na mão;

7.PAREM COM TUDO ISSO E COM ISSO TUDO que a Magnitsky Law não saberá que existem!

Enfim, fica a dica!

O parlamento só terá o devido valor e será respeitado na medida em que cumpram aos deveres institucionais, regimentais, legais e constitucionais de sempre FISCALIZAR O EXECUTIVO, principal ou precisamente e primordialmente aos Poderes, e investigar, processar e julgar aos violadores da lei, da CF, dos universais DH’s e do DUE PROCESS OF LAW, por todos os seus cr1mes de responsabilidade.

É hora senão tardia de um basta na persecução imoral, abusiva, arbitrária e excessiva ou usurpadora de poderes, cargos, encargos, funções e atribuições, especialmente à Perseguição do cão - Xandão!

Pérfida, pusilânime, acintosa, infame, insana, vingança cínica e criminosa! 😡😤

Será paixão?

Abr

JG*